O projeto

     São três os objetivos principais da cicloviagem:
   
     * pedalar por prazer, se aventurar, manter um contato direto com a natureza;

     * conhecer a região das reduções jesuíticas da forma mais econômica e sustentável possível, e registrar a situação atual dos sítios arqueológicos, pois muita gente não conhece, inclusive quem vive na região;

     * estimular o uso da bicleta como meio de transporte.


     "Conhecer diversas pessoas, viver todo dia um dia diferente. Fazer uma loucura, uma aventura, algo fora do nosso cotidiano e ter muita história para contar."
                                                                                                             D. Mendonça e A. Roriz

 
     Conhecer a Região das Missões é fundamental para compreender as raízes do sul do Brasil e da América Latina. É uma verdadeira viagem no tempo.

     O percurso parte do município de Santiago, e passa pelas sete cidades onde localizavam-se os Sete Povos das Missões no século XVII e XVIII. Passa por várias comunidades, fazendas, estâncias, velhas estradas dos tropeiros e antigos caminhos usados pelos índios. É a união do esporte, cultura, lazer, pesquisa e peregrinação mística.

     Ao longo do trajeto estão três Patrimônios nacionais:
       - Sítio Arqueológico de São Nicolau (no município de São Nicolau);
       - Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir (em São Luiz Gonzaga);
       - Sítio Arqueológico de São João Batista (em Entre-Ijuís).

     E um Patrimônio da Humanidade:
       - Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo (no município de São Miguel das Missões), que se destaca por apresentar o maior número de estruturas e em melhor estado de conservação. Motivo pelo qual, em 1983, foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciências e Cultura). 

     O percurso conta com dezenas de outros atrativos culturais e naturais. Entre eles:


     * A Catedral Angelopolitana, construída em 1929,  localizada na cidade de Santo Ângelo.

     * O Santuário do Caaró, localizado na cidade de Caibaté, RS 536;  local religioso que homenageia a morte dos santos missioneiros Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, ocorridas em 1628.

      * Contato direto com os índios guarani:

         - dentro do Sítio de São Miguel encontram-se alguns representantes da Aldeia Alvorecer Tekoa Kóénju;
     
         - na Reserva Indígena Inhacapetum, localizada na margem direita do rio Inhacapetum, distante 30 km da cidade de São Miguel das Missões. Os índios guarani desta reserva auto-denominam-se da tradiconal cultura Mbyá Guarani, uma das etnias da família guarani.


     

7 comentários:

  1. NÃO VEJO A HORA DE SUBIR NA BIKE E REALIZAR ESSA AVENTURA, SERÁ UM MOMENTO ÚNICO EM MINHA VIDA...

    ResponderExcluir
  2. Pode ter certeza que vai! Vamos torcer por tempo bom.

    ResponderExcluir
  3. muito show o incentivo de vocês gurizada... Fack you cars, bike alive.... and living the rock n' roll!! yeahh.

    ResponderExcluir
  4. baah gurizadaaa... espero vcs akii néé ;)
    abração

    dodi

    ResponderExcluir
  5. show de bola kabeludo.
    boa viagem galera...

    ResponderExcluir
  6. -Fala, gurizada...fiquei sabendo que voces passaram aqui por Santo Ângelo (meu amigo Jerson Fontana me falou hoje)....muito legal essa viagem de voces, certamente curtiram muito, ensinaram e aprenderam bastante sobre a nossa região Missioneira....em 2009 eu e meu filho pedalamos 423km, fizemos uma viagem de ida e volta (total de 423km) até Nhu-Porã (S.Borja)só por estradas de chão e vejo que voces trilharam um caminho parecido....pena a gente não se encontrar aqui na cidade, temos uma associação forte (Associação Ciclo Missões) e poderíamos ter feito alguma atividade juntos (fica prá próxima)..mas o que queria dizer prá voces é que praticar o cicloturismo é reinventar a vida, é se reencontrar com o mais ancestral de nossos sentidos....é nós com nós mesmos...um abraço, aventureiros ! RUDIMAR DA LUZ (rudimardaluz@gmail.com) 55 96071923

    ResponderExcluir