segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

5° dia de pedal

17 de dezembro de 2011

Saímos de São Luiz Gonzaga às 11h. Depois de uma noite bem dormida, partimos rumo à São Nicolau.

Essa placa indicando 50 km enganou bonito!

As paradas para tirar fotos, também servem de descanso.

Foi um alívio chegar até essa placa! Mas depois ainda tinha um bom trecho.

Nosso amigo Franccesco não pode ir na viagem, mas fizemos uma homenagem pra ele!

Esse barulho nos vídeos é o agradável vento norte que enfrentamos!

Nesse dia, com ventos fortes soprando contra o tempo inteiro, estrada péssima e cheia de buracos, muitas subidas e descidas, o fato de não termos nos alimentado direito e a cerveja da noite anterior fazendo efeito, tivemos o pior dia até então. A estrada parecia não ter fim!

Enfim chegamos em São Nicolau às 17h, o 3º dos 7 Povos das Missões!!! O pior dia de pedalada sem dúvida!

Chegamos e fomos perguntar onde ficava o sítio arqueológico pra um morador. A resposta foi: (risos) Aqui não tem nada! (mais risos) Só tem um quiosque. (risos). MAS QUE CARA MAIS PERDIDO!

Visitamos o sítio arqueológico e fizemos muitos registros (ver na postagem Sítio Arqueológico de São Nicolau).

Conhecemos uma figura legendária na praça da cidade. Estávamos sentados comendo pão puro com suco (heheheehehehh), e apareceu o vivente puxando conversa. Se apresentou como Ricardo, ofereceu a casa dele para pernoitar, e disse que se fosse preciso faria até uma galinhada! Indagou sobre o que estávamos fazendo e largou a seguinte pérola: AHHH QUE MASSA, EU TAMBÉM SOU BEM LOCÃO! Essa frase vai permanecer por um bom tempo nas nossas conversas! Agradecemos o convite e fomos procurar a Brigada Militar.

Nos alojamos no posto da Brigada, e saímos para comer. Conhecemos a Dona Cleida, que hospeda peregrinos que realizam o Caminho das Missões. Nos contou algumas histórias. Por sorte, estava no local a secretária de Turismo de São Nicolau, Rosana Schiavo. Ela juntamente com seu marido Rogério, nos levaram até uma sala no sítio, onde tem vários vestígios da época da redução. Nos mostraram também a adega. Nos explicaram diversas coisas durante umas 2 horas, e então fomos dormir sabendo muito sobre a redução de São Nicolau.
Agradecemos ao 14º BPM Destacamento São Nicolau pelo alojamento. Agradecemos ao Sgt. Jânio e Sd. Rodrigues.
Agradecemos à Cleida, Rosana e Rogério Schiavo. E também ao Ricardo, que provou ter bom coração.